9 de julho de 2012

Dia do rock... como se rock tivesse dia - por Silvio Boppré



Escuto rock todos os dias, e poderia ser o dia todo também!

Há mais de 50 anos o rock balança cabeça e corpos, sacode a poeira do comum!

Mexe com sentimentos, comportamento, política e libido!

E mesmo na estrada por mais de 5 décadas, o rock não perdeu o fôlego! Continua um guri! Tocado por moleques e senhores que desafiam os conceitos médicos! Pois para algumas cabeças, Jagger e Richards já deviam estar aposentados... ainda bem que o rock mantém o corpo em sintonia com a mente! Up!

Pra ilustrar a semana do rock separei alguns hinos que representam o movimento musical que sobreviveu aos ataques da mídia jabalistica, inclusive a ele mesmo (pois tem algumas bandas que se dizem rock, mas não são nada além de lixo). Nos anos 70 veio a disco music, nos 80 a new wave, nos 90 a música eletrônica foi tomando espaço e nos últimos anos tivemos ataques de “universitários” movidos pelos empresários de mau gosto.

Quando falo em rock me vem na cabeça a banda que mudou o conceito de rock and roll na Inglaterra e no mundo! O quarteto formado por Plant, Page, Jones e Boham mostraram ao mundo o novo peso do rock!  O álbum IV ou four sticks é uma coletânea de medalhões! Só tem música boa nesse disco! Nunca haverá nada igual ao Led Zeppelin!


Outra música que não deixa a cabeça parar é Rock N Roll All Night!

Os mascarados do Kiss fazem parte dos folclóricos personagens que muitos rockers criaram!

Tiveram momentos ruins nos anos 80, como quase todos roqueiros, mas botaram a cabeça no lugar e continuam quebrando tudo!



Os tiozinhos Jagger e Richards com suas pedras rolando também foram fundamentais para que o rock chegasse à proporção que chegou! Mega espetáculos, shows alucinantes e história, muita história pra contar em seus 50 anos de banda!



Aqui na Terra Brazilis  muitos nomes fizeram rock de verdade, mas os irmãos Celso e Oswaldo Vecchione, oriundos da Paulicéia Desvairada, até hoje mantém vivo o espírito rock! Fizeram um show no Curupira Rock Club em 2006 para um público pequeno. Mas tocaram como se estivesse num palco para 30 mil pessoas! Com muita energia e disposição!


Pra encerrar esse TOP 5 rock and roll tinha que ser eles...

Os demônios do rock, os caras que botam pra fuder quando sobem no palco. Por mais de 2 horas fazem a galera pular, vibrar, quebrar tudo! Nenhuma banda se compara ao ACDC no palco! Assisti os garotos da Austrália no Majestoso Morumbi em 2009. Essa versão de For Thouse About the Rock... We Salut You foi gravada nessa turnê.



Eu poderia colocar mais de 100 músicas... vocês não sabem como foi difícil pensar em apenas 5!

E plagiando Stones e ACDC...

IT’S ONLY ROCK AND ROLL...WE SALUT YOU!!!

por Silvio Boppré.


3 comentários:

Super materia Silvio!!!!! Adoro todo rock do bom, mas em especial sou uma fâ incindicional do AC/DC.

boa a matéria, mas infelizmente vc optou por um top five, daí muita banda boa ficou de fora. Outra.Entre os Stones e o Led, rolou muita coisa, e o floyd não pode ficar de fora, nunca!Respeito os fans, mas The Who, Yes, Alex Harvey, Black Sabbath, Deep Purple e outros, foram mais importantes que AC/DC. Quando eles chegaram, já estava tudo pronto e tinha até similar como o Slade. Carlos Piske

Então Piske, pensei primeiro num top10. Mas não queria algo mais reduzido. Fiquei pensando no Floyd, Little Richards, Elvis, Beatles, Who, MC5... e quando vi já tava num top30!
Fui reduzindo até chegar no top5!
Pra fazer algo "duka" mesmo, teria que fazer um livro... hehehe
Abraço!

Postar um comentário