13 de junho de 2012

Da série – Meus discos de vinil... - por Silvio Boppré


Depois de 3 anos sem meu querido pick-up Philips AF293, eis que meu irmão caçula conseguiu peças e o consertou! Posso agora ouvir meus discos de vinil novamente! Esse toca discos faz parte de um sistema modulado com o amplificador AH621 e o tape deck AW620, que era o primeiro deck digital fabricado no Brasil. Meu pai tem há três décadas uma oficina e loja peças para equipamentos eletrônicos, e foi autorizado Philips por uns 20 e poucos anos... Esse aparelho entrou pra “família” em 92 ou 93, chegou como sucata, mas meu pai e meu irmão mais velho conseguiram consertar.



E nos últimos dias ouvi vários discos, entre eles o primeiro álbum dos Traveling Wilburys. Gravado em Santa Mônica, Califórnia, em maio de 1988. Trata-se de uma reunião de astros do rock que resultou numa das grandes superbandas que já surgiram! 

O ex Beatle George Harrisson havia lançado naquele ano o excelente Cloud Nine, e para divulgar lançou um compacto com a música This is Love. Mas para o lado B (para os que não sabem compacto de vinil tem uma música de cada lado...) ele queria algo inédito e diferente. Para isso reuniu no estúdio de Bob Dylan (em Malibu, vivem mal esses astros do rock...), os amigos Roy Orbison, Jeff Lynne e Tom Petty. 


E ao fazerem a reunião para gravar o lado B do compacto promocional, perceberam a magia que surgiu durante os encontros. A música Handle wiht Care foi a primeira a ficar pronta. Como tinham pouco tempo – Dylan estava pra sair em excursão em menos de 2 semanas – resolveram gravar o álbum em 10 dias com contribuição de todos. 

Depois de gravado, levaram o álbum para terminar os arranjos e edições em Londres, e o lançaram no mês de outubro do mesmo ano. 

"Se você tentasse reunir essas pessoas para uma banda e planejasse isso, jamais daria certo. A maneira que aconteceu foi pura mágica, sei lá, talvez fosse uma noite de lua cheia, algo assim". Disse George após a conclusão das gravações. Todos estavam plenamente felizes em participar, pois gravar com aquele que Elvis disse ser a voz do rock and roll, não é pra qualquer, Roy Orbison é único em seu estilo de cantar. E o fato de serem amigos de longa data facilitou para grandes músicas fossem criadas! 

Como não queriam usar os nomes reais, resolveram criar uma espécie de irmandade, os Traveling Wilburys, embora o primeiro nome fosse Trembling Wilburys. A mudança só aconteceu após sugestão de Lynne. 

Dessa maneira, os integrantes teriam os seguintes nomes: 
Nelson Wilbury - George Harrison
Otis Wilbury - Jeff Lynne
Lefty Wilbury - Roy Orbison
Charlie T. Jr. - Tom Petty
Lucky Wilbury - Bob Dylan


Esse álbum foi um tremendo sucesso, vendeu muito e foi aclamado pela critica. Pra confundir a cabeça da rapaziada (no estilo Beatle) lançaram um Vol.3, mas sem haver o 2... é história pra outra hora e só digo que com a morte de Roy Orbison, esse segundo álbum ficou abaixo do primeiro. Mesmo porque, tem certas coisas que só acontecem uma vez na vida. 

Faixas do Volume 1: 

Lado A 

1."Handle with Care" – 3:20
2. "Dirty World" – 3:30
3. "Rattled" – 3:00
4. "Last Night" – 3:48
5. "Not Alone Any More" – 3:24 

Lado B 

1."Congratulations" – 3:30
2 . "Heading for the Light" – 3:37
3 . "Margarita" – 3:15
4. "Tweeter and the Monkey Man" – 5:30
5. "End of the Line" – 3:30 

Sou apaixonado por esse excelente álbum, pra quem não conhece sugiro as músicas 1, 4 e 5 do lado A, e as músicas 4 e 5 do lado B. Se puder, escute inteiro e com tempo para apreciar boa música! 




por Silvio Boppré.

1 comentários:

Bons tempos né, quando existia algo chamado: qualidade e bom gosto musical .
Talento e sucesso é isso aí pô!!!!!

Postar um comentário