29 de março de 2012

Steel Warrior – Power Metal Catarinense - por Murilo Soares

Steel Warrior – Power Metal Catarinense

Viajando um pouco pelas vertentes do heavy metal, o power metal é um estilo bem peculiar que abrange arranjos super elaborados, com temas épicos, linha de bateria extremamente rápida e vocais melodiosos. Essa vertente caracterizada por bandas como Helloween, Running Wild, Yngwie Malmsteen e várias outras – geralmente européias e muito apreciadas no Japão – é muito bem representada no Brasil pela banda itajaiense Steel Warrior. 



Fundada em 1996, carrega consigo uma grande história dentro da cena heavy metal nacional e mundial. Seu primeiro álbum, intitulado “Visions From The Mistland”, datado de 1999, foi muito bem recebido pela crítica especializada, possibilitando a assinatura do contrato com a Helion Records no ano seguinte, o que acarretou em sua turnê européia em 2001, passando por países como Bélgica, Alemanha e Portugal. Com uma linha vocal limpa e guitarras muito bem trabalhadas, a Steel Warrior pôde mostrar ao velho mundo que o Brasil tinha tanto potencial quanto as bandas do gênero por lá nascidas. 



Em 2002 vem a tona seu segundo álbum “Army of the Time”. Na minha opinião a obra prima da banda. Optando por vocais mais agressivos, tendo como influências Dio e Running Wild, e com uma produção muito bem elaborada, a banda emplacou clássicos como a música título “Army of the Time” e uma das minhas preferidas, a bela “When We Were Kings”. Como sempre, os arranjos épicos, com influências eruditas são marcantes no som da Steel Warrior juntamente das letras muito bem elaboradas.


Depois de certo hiato, eis que no final de 2008 surge o terceiro full-lenght da Steel Warrior, intitulado “Legends”. Lançado de forma independente e com produção de André Tulipano ( vocais e guitarra ), o álbum matem a linha do excelente “Army of Time”, porém buscando uma sonoridade mais “clássica” do heavy metal. A faixa título “Legends” e a empolgante “Bang Your Head” são na minha opinião, as referências para quem ainda não conhece o álbum e quer se deliciar com o bom e velho heavy metal.

Segue abaixo o clipe da música “Vodu” do álbum que descrevi acima para comprovar o quão importante é a Steel Warrior para a cena heavy metal de Santa Catarina e do Brasil. Esses sim, são caras dedicados, amantes do heavy metal e acima de tudo, catarinenses de alma.

Formação Atual:
André Fabian Mees Tulipano (guitarra/vocal)
Culver Yu Lit Sim (bateria/backing vocals)
Yu Boon Sim (guitarra/ backing vocals)
Anderson Gomes Agostinho (baixo/backing vocals)

0 comentários:

Postar um comentário