14 de julho de 2011

O Canto do Grillo: Ainda novos, vistos a olhos nus ou vestido de lunetas.

Não existe pra mim banda igual ao que foram os Novos Baianos. E essa história em breve estará nos cinemas das grandes capitais do Brasil. Uma pena que não vou poder ver isso em tela grande, pois o documentário de Henrique Dantas “Filhos de João – O Admirável Mundo Baiano” parece ser espetacular. “Não é uma família, talvez um time” disse Luiz Galvão, integrante do grupo no encarte do disco Acabou Chorare.

No sítio de Jacarepaguá, moravam em comunidade viviam em total sentimento coletivo em tempos ditadura militar no Brasil. Como isso era possível? Não sei, mas isso era Novos Baianos. Em cenas do documentário de 1973 “Novos Baianos Futebol Clube” (disponível na integra em 6 partes no youtube) é possível ver a sensacional convivência entre as mais de 20 pessoas que viviam no “Sítio da Vovó” como acabou chamado o sítio de Jacarepaguá.

Samba, baião, guitarras elétricas e futebol faziam a alegria da comunidade dos Novos Baianos em Jacarepaguá, fico abismado como João Gilberto conseguiu ser o mentor e principal inspirador da banda (daí o nome do documentário “Filhos de João”) tendo em vista que ele era totalmente o oposto da realidade guitarras elétricas e vida em comunidade hippie. São tempos que não voltam mais, hoje os novos baianos são apenas Moraes Moreira, Luiz Galvão, Paulinho Boca de Cantor e Pepeu Gomes não sendo mais parte de um todo e sim um quase nada solitário(minha opinião). Volta e meia rola um “remember” com a banda, mas sempre sem Moraes Moreira, acho que o último encontro foi na gravação do Filme “Barulhinho Bom” da Marisa Monte.



O som continua novo até hoje, não ficou datado de maneira nenhuma pra mim. Não existe um motivo para os “Velhos” Baianos retornarem com a ideia de banda, mas existem muitos motivos para se ouvir os discos dos Novos Baianos. Não dá pra saber o que aconteceu com os eles, mas o que fica claro é que aqueles jovens desapegados sentiram o cheiro do dinheiro e perderam o som. Acontece. Mesmo assim estou MUITO na pilha de ver “Filhos de João”. O trailer me deixou com água na boca, mas esse prato vai demorar pra ser servido e enquanto isso eu vou continuar salivando.




Carlos T. Grillo

0 comentários:

Postar um comentário