13 de junho de 2011

O Canto do Grillo - Cê tá pensando que eu sou Loki?

Cê tá pensando que eu sou Loki?

Essa semana escutei muito o disco Loki? (Arnaldo Baptista – 1974), e ficou impossível não escrever sobre ele nessa noite de domingo. Primeiro disco da carreira solo do ex-eterno Mutante. “Loki?” é uma obra-prima existencial colocando pra fora todos os sentimentos contidos em Arnaldo após o fim do casamento com Rita Lee e a sua saída dos Mutantes.
 
“Hoje percebi que venho me apegando às coisas materiais que me dão prazer. (...) Será que eu vou morrer de dor? Será que eu vou virar bolor? (...) Onde é que está meu Rock n’ Roll?”
“Onde é que está meu Rock n’ Roll?” está frase ficou ecoando a semana inteira na minha cabeça. Nada me tira e idéia de que a escolha da primeira faixa do disco ser a muito louca “Será que eu vou virar bolor?” tinha a intenção de mostrar onde estava o rock n’ roll de Arnaldo Batista.

O músico que estava em frangalhos após a separação e com as idéias tão perdidas por causa do uso do LSD acabou sendo internado em hospícios 3 vezes e não agüentava mais as pessoas achando que ele era louco. Por momentos queria provar que os loucos eram os outros, mas como saber quem estava certo nessa história? Nesse caso prefiro não opinar.

Na faixa “Cê tá pensando que eu sou Loki?” Arnaldo faz uma bossa-nova tirando onda com o fato de todo mundo ficar o chamando de maluco.  Com um piano afiadíssimo tocado por Arnaldo e uma batida contagiante essa música sai um pouco do tom melancólico do disco, apesar de citar o nome Cilibrina em certo momento da música fazendo menção a primeira banda de Rita Lee depois da saída dos Mutantes chamada “Cilibrinas do Éden”.
 “Cilibrina pra cá, Cilibrina pra lá. Sou velho, mas gosto de viajar.” 

A música “Desculpe” é simplesmente a abertura do coração partido de Arnaldo Baptista. É um pedido de desculpas em forma de música. Lindo, porém triste. Seria o prenúncio da tentativa de suicídio em 1982? Nessa faixa também existe uma menção a Rita na frase “Não sou perfeito, nem mesmo você é...Riiiii”.

Vale como curiosidade também o fato de esse disco ser uma das últimas reuniões em estúdio da Rita Lee com os Mutantes, pois a banda do disco é Arnaldo Baptista nos teclados, Liminha no baixo, Rita Lee no backing vocal e Dinho Leme na bateria, faltando apenas o irmão de Arnaldo, Sérgio dias para esse de fato ser um disco dos Mutantes.  Outra curiosidade é que cada lado do LP tinha exatos 16 minutos e 50 segundos.

"Esse disco é para ser ouvido em alto volume". Nota de rodapé escrita na ficha técnica do disco.

Carlos Grillo 

 
 

4 comentários:

"Puta que o pariuuu"... Quando tu me falou o tema da semana eu confesso que fiquei com um pouco de receio da qualidade e até da "atratividade" do post... Mais uma vez "Puta que o pariuuu" (pode falar essas coisas aqui? ahahah)... To escrevendo aqui ouvindo pela 3 vez "Cê tá pensando que eu sou Loki, BIXO!?" quem nunca quis cantar essa frase!? ahahaha... Outro post maravilhoso, muito bem escrito e com muita cultura BRASILEIRA para todos os apaixonados pela BOA música...
Valeu Grillo... Até o próximo...
Abração

Até agora não tinha lido algo tão sucinto e ao mesmo tempo completo sobre O LOKI, tudo tinha páginas e mais páginas tentando definir a obra e o artista, mas sem assumir que ele é tão na cara. Aqui (neste texto) o albun tem uma colocação quase perfeita.
Pode crê meu!
Andruz

Depois de ler esse post confesso que deu uma tremenda vontade de ouvir o cd kkkk, muito bom parabéns!!

CAAAAAIO,CAAARA,QUE HONRA LER A TUA COLUNA!Você consegue essa linguagem fluída -genuinamente jovem-, ao mesmo tempo certo ar...'cult' diria,que faz juz ao título do blog. E os assuntos! Sei lá,meu,como diz a música do Ultrage a Rigor,'Nada a declarar',hehehe.Tentarei botar o link daqui no meu site; e obviamente,ele às órdens também (www.algo-mais-de-cultura.com,recebo críticas). ABRAÇÃO DESDE CHUÍ, CARO CAIO! -Gretel.-

Postar um comentário