9 de maio de 2011

O Canto do Grillo - La Vie Boheme


Cara quanto tempo eu não vejo um musical que me ganhe. Sério o último bom musical que eu vi foi “Across the Universe”, que eu como fã incondicional de Beatles achei demais. Sei que é difícil gostar de musicais ficando as vezes quase impossível engolir o cara que pede um refrigerante numa lanchonete cantando e subindo no balcão para dançar depois que recebe a bebida, mas a mágica acontece quando se esquece de que aquilo é forçado e começamos a prestar atenção na música, a coreografia, na letra e toda a beleza daquilo tudo.

Faz uns dois anos fiquei apertado de grana e precisei vender toda minha coleção de DVD’s para levantar uma “bufunfa”. Vendi diversos filmes e séries, mas os que mais me arrependo de ter vendido foram os musicais havia juntado. Foram embora “Hair”, “Chicago”, “Across the Universe”, “All that Jazz”, “Amadeus” (que foge da linha musical coreografado, mas também é considerado um musical), “Moulin Rouge” e outros.  

Mas fiz esse post para indicar um musical que curto muito: Rent. Na verdade falarei em especial de uma musica do filme/peça.

Rent conta a história de um grupo de jovens que vive em Nova Iorque nos anos 80 convivendo com uma série de assuntos como despejo por falta de dinheiro, homossexualidade, vício em heroína, a AIDS e como era certa a morte por essa doença na época. É um filme forte, muito forte, mas acima de tudo a mensagem do filme é de esperança e de aprender a aproveitar tudo de bom ao máximo e o que é ruim por apenas alguns minutos. A música de abertura do filme é uma das mais bonitas que já ouvi em um musical e sempre me arrepia muito, talvez por eu ser um cara que “mede a vida em amor” como diz o refrão da canção. “Seasons of love” é uma daqueles sons que me põe pra cima fazendo com que eu aprecie a vida, meus amigos, meus amores e sinta saudades de quem não vejo faz tempo.

“Em quinhentos e vinte e cinco mil e 
seiscentos minutos

Como você mede...

Um ano de vida?

Em dias? Em Pores-do-sol?
Em meia-noites? Em copos de cafe?
Em centimetros? Em milhas?
Em risos? Em lutas?

A hora... é agora!
Essa história não tem fim
De celebrar 
lembrar do ano
Na vida de amigos
Lembra com amor
Lembra com amor
Lembra com amor
Meça com amor”


(tentei achar o vídeo com legendas mas não achei, foi mal)

Assitam “Rent - os Boêmios” mesmo aqueles que não gostam de musicais. É o retrato de uma época, com todos os estereótipos possíveis, mas além de tudo é uma mensagem de curtir a vida e levar contigo só as coisas boas. “MEASURE YOUR LIFE IN LOVE...”. Vamos aprender a medir a vida em amor e não em coisas que adquirimos pelo caminho

Carlos Grillo

0 comentários:

Postar um comentário