10 de maio de 2011

Bob Marley partiu há 30 anos.


Nascido em 1945, de família humilde, em Nine Mile (Jamaica), o cantor e compositor é considerado um dos mitos da música do século XX e o expoente máximo do reggae. Não por acaso, a coletânea de sucessos "Legend", lançada em 1984, continua sendo o álbum mais vendido da história do estilo musical.
Nesta quarta-feira, 11 de maio, assinalam-se os 30 anos da morte de Bob Marley e são muitas as iniciativas programadas em todo o mundo para homenagear aquele que continua a ser o "rei do reggae".
A partir desta segunda-feira, seu filho Ziggy participará - junto a Chris Cornell, Jennifer Hudson, Jakob Dylan e Lenny Kravitz - de eventos especiais em lembrança ao músico no programa de televisão do ator e apresentador Jimmy Fallon na emissora NBC. No programa, eles pretendem fazer suas próprias versões das músicas de Bob. Os especiais durarão uma semana e neles será possível ouvir interpretações de clássicos como "Loving Cup" e "Stir It Up."
As homenagens não se limitam à música. O cineasta escocês Kevin MacDonald se propôs redescobrir Bob Marley além do mito em um documentário, "Marley", que tem estréia prevista para setembro e que contará com o apoio da família do artista e com o material audiovisual existente, inclusive arquivos privados.

Durante sua última turnê em vida "Uprising" (1980), Bob não resistiu ao câncer e morreu em Miami com apenas 36 anos. Seu corpo foi levado a um mausoléu da Jamaica, que venera o músico como um dos símbolos mais importantes do país.



1 comentários:

Postar um comentário