Você provavelmente já deve ter muito pensado (silenciosamente com seus botões) sobre os seus valores. Como são diferentes, quando comparados com os dos teus conhecidos, amigos, pais... Nossa!
Por isso, é fundamental que entendamos a grande importância do cultivo de dois conceitos: o da tolerância (quanto a suportar alguém mesmo que com pensamentos e atitudes contrárias às suas), e; da condescendência (que nos faz ceder aos sentimentos ou aos desejos do outro).
Estes conceitos são mais do que meras palavras. Eles nos oferecem a percepção profunda de que cada um pensa diferente. Maravilhosamente diferente. Graças à sábia natureza humana.
Mesmo nos pontos onde divergimos frontalmente de alguém, a sinergia entre ambas as percepções criam em ambos uma nova postura, submersa e imperceptível às vezes, uma nova perspectiva da realidade. Somos acrescidos daquilo que a discussão produz, que é uma nova reflexão, agora múltipla, sobre aquele ponto de vista.
Mas, principalmente, incorporamos que há outro ponto de vista. E que este outro ponto de vista pode ser mais amplo, mais bem focado, por conta de conter outro olhar sobre aquele ponto. Ou, simplesmente, porque ele é meramente apenas mais um ponto de vista.
A sabedoria está em se alimentar na discussão criativa e bem humorada com alguém que diverge das nossas opiniões, não no desejo de suplantá-lo com nossas certezas.
Cabe ao sábio viajante, portanto, ir ao boteco da esquina provar aquela cachacinha com matinho dentro e deliciar-se com o muito curtido rollmops, ouvindo e participando das populares conversas sobre o cotidiano alheio, política vil ou sobre o sectário futebol.
Ou ir a um bom restaurante ou sushi-bar, com amigos e/ou “carametades”, tervigersar sobre o universo e o nada, ou ambas as coisas.
Melhor ainda é ver olimpicamente invertidos estes conteúdos de conversas com estes locais...
De qualquer forma, deveríamos todos empregar a filosofia contida na seguinte frase:
“Prefiro, mais, contigo dividir nossas incertezas, do que nos digladiar com nossas convicções.”
por Pedro Lopes de Oliveira
Historiador, Publicitário e Terapeuta
Jaraguá do Sul – SC | plo@netuno.com.br
1 comentários:
Disse tudo!!!! Adorei o texto. É exatamente assim que eu tento agir no dia a dia.
Parabéns.
Postar um comentário